Jardim dos Mestres

Opiniões

Enquanto não realizamos a gnose em nós mesmos, em nossos corações e mentes, existe apenas uma opinião, ou um conjunto de opiniões.

Opinião é uma ideia, um conceito, uma crença; não é a realidade, a verdade. Baseados em nossas experiências e percepções, construímos nossas opiniões, crenças, preferências.

Temos a ideia de que somos pessoas fáceis de conviver e os outros é que são difíceis. No entanto, não paramos de reclamar e criticar, nunca aceitamos a opinião alheia. Não respeitamos as opiniões e crenças dos demais. Como ditadores, não permitimos que os outros pensem ou sintam de forma diferente.

Vários pontos surgem para que cada um de nós investigue dentro de si mesmo. Por que os outros não podem ter opiniões diferentes? Por que nos irritamos com isso? Por que isso é um problema? Que diferença isso faz para a nossa realidade? Qual a real importância de nossa opinião? O que muda se alguém não conconda conosco ou não?

Nossas bases estão em nossas ideias e opiniões. A opinião é o que somos. Existimos a partir de nossas opiniões. Quando somos contrariados, quando os outros pensam de forma diferente, quando não concordam conosco, nos sentimos diminuídos. Precisamos estar certos. Precisamos ter razão. Buscamos segurança, auto-afirmação. Queremos provar que a opinião dos outros está errada. Destruir o outro traz a sensação de existência.

Para os outros, tudo o que dissermos será apenas uma opinião, uma ideia como qualquer outra. Cada um age segundo suas percepções, seus pensamentos, emoções, desejos, medos, repulsas, conceitos, preconceitos, fantasias. Não há nada de errado nisso, não há problema algum, é o que é.

Entretanto, transformamos nossas opiniões em leis e “verdades” com as quais aprisionamos nossas próprias mentes e nos atormentamos, além de queremos ainda aprisionar as mentes dos outros e atormentá-los.

Para nós, a crença alheia é algo absurdo. Os outros estão errados, são idiotas, ignorantes. Por causa de diferentes opiniões, surge a discussão, a disputa, o conflito, a guerra. Não há diferença entre uma discussão e uma guerra. Discutimos por causa de diferentes termos que, muitas vezes, apontam para uma mesma realidade.

Quando surge a discussão é porque a gnose se perdeu em abstrações. Enquanto nossa gnose for apenas uma opinião, haverá discussão. Portanto, precisamos realizar a gnose em nossos corações e mentes para que ela se torne uma verdade dentro de nós.


24 de fevereiro de 2013

0   Respostas em Opiniões

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *