Jardim dos Mestres

Divulgação e Expansão do Movimento

O trabalho realizado de 1962 em diante é muito rico, o Mestre escreve muitos livros e trabalha incansavelmente para formar grupos e expandir o movimento.

Jamais em sua vida, o Mestre visou ao lucro. Muitos se tornaram ricos com ensinamentos espirituais, mas ele optou pela pobreza em relação às coisas do mundo.

Em 1963, é publicado o “Primeiro Manifesto Gnóstico” e o Mestre autoriza a realização do Primeiro Congresso Gnóstico Latino-americano em Cartagena, na Colômbia. Evento este que o Mestre promoveu intensamente, escrevendo especialmente para ele o livro “Técnica de Dissolução do Ego”.

Em agosto de 1965, é editado o livro “A Transformação Social da Humanidade” e também a Mensagem de Natal intitulada “A Ciência da Música”.

Em 1966, são publicados os livros “O Colar de Buda” e “O Livro dos Mortos”, e, entre 1967 e 1970, são lançadas as seguintes obras: “Os Corpos Solares e Sabedoria Gnóstica”, “Curso Esotérico de Magia Rúnica”, “Meu Regresso ao Tibet”, “Educação Fundamental” e “Parsifal Revelado”.

A partir dos anos 70, o Mestre começa a viajar por diversas partes do México divulgando a doutrina. Normalmente, realizava estas viagens missionárias acompanhado de sua esposa, de missionários, discípulos e secretários. No começo dos anos 70, foram fundados centros gnósticos em muitas cidades e multiplicaram-se os missionários e instrutores.

Quando alguém mencionava ou assinalava ao Mestre a falta de compreensão ou de capacidade para divulgar o ensinamento de algum missionário gnóstico, ele dizia:

“Que queres que façamos? Não vamos começar com o perfeito, temos que começar com o que temos, o imperfeito, não?”

Certa ocasião, o Mestre foi à cidade de Saltillo para uma palestra pública, juntamente com seu secretário. Para surpresa dos dois, havia somente 10 pessoas no auditório. Diante disso, o secretário do Mestre diz:

“Mestre, se quiseres, eu dispenso essas pessoas, já que são tão poucas…!”

Ao que o Abençoado responde com muito amor:

“Com uma, dez, cem ou mil, é preciso dar a mensagem!”

Em suas viagens, quando muito, o Mestre levava uma lupa, o Tarô Egípcio, um caderno de anotações, uma lapiseira e seu livro de cabeceira: “As Moradas Filosofais”, de Fulcanelli.

Nestes tempos, o Mestre deu conferências públicas, organizou eventos e concedeu entrevistas para emissoras de rádio e TV.

Os passeios a lugares arqueológicos de México eram frequentes. Um dos locais preferidos do Mestre eram as Grutas de Cacahuamilpa. Ali, o Mestre levava grupos de estudantes e visitantes de fora. Normalmente, dava uma breve conferência, dirigia uma meditação no fundo das grutas, e depois seguiam numa caminhada subterrânea, onde os estudantes aproveitavam para conversar com ele. Quase sempre eram realizadas cruas milagrosas.

As atividades de difusão eram acompanhadas de curas e milagres de todo tipo. Certa vez, num local chamado Bosque da Primavera, nos arredores de Guadalajara, diante de dezenas de pessoas, o Mestre realizou curas milagrosas. Os presentes puderam testemunhar um cego recuperar a visão e um paralítico voltar a caminhar.

Em 1971, é publicado o livro “O Mistério do Áureo Florescer”.

Em 1972, ocorre o Congresso de San Salvador, em El Salvador, presidido por Júlio Medina, grande paladino, que percorreu mais de 18 países divulgando a gnose.

Em 1973, é publicado o livro “As Três Montanhas”.

Em 1974 são publicados os livros “Sim, Há Inferno, Diabo e Karma” e “A Doutrina Secreta de Anahuac”. Este último cumpre um objetivo do Mestre, que era revelar os segredos da cultura Nauhalt, trabalho que buscava realizar desde os princípios dos anos 60.

Em 20 de abril de 1974, funda o “Instituto de Caridade Universal”, com o objetivo de fazer dele um meio para a realização do trabalho com o terceiro fator.

Em 1975, o Mestre decide apoiar a Igreja Gnóstica em bases legais. Havia surgido nos Estados Unidos uma instituição com o mesmo nome, mas sem relação nenhuma com a Gnose. Este fato colocava em risco os planos do Mestre e a continuidade do gnosticismo. Decidiu então se empenhar para que fosse criada legalmente e registrada a Igreja Gnóstica Cristão Universal em todos os países onde a gnose já estava presente. A rápida ação do Mestre impediu a ação dessa igreja gnóstica negra.

Em 1976, o Movimento Gnóstico está presente em praticamente toda a América e os primeiros missionários são enviados para a Europa.

Em setembro de 1976, nas pirâmides de Teotihuacan, o Mestre dá explicações antropológicas e arqueológicas a um grupo de estudantes gnósticos, que gravou todo o seu discurso. Claro, todas as explicações foram feitas em espanhol, porém, quando as gravações foram ouvidas, observou-se que a voz do Mestre estava gravada no idioma Maia.

Todo o trabalho de divulgação se realizava tendo como centro a “Sede Mundial”. Por volta de 1977, existiam cerca de cinco milhões de gnósticos espalhados pelo mundo, mas o Mestre dizia que isso era só o começo.


24 de fevereiro de 2013

0   Respostas em Divulgação e Expansão do Movimento

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *