Jardim dos Mestres

O Congresso de Guadalajara

Como consequência natural do Encontro de 1975, o Mestre convoca para 1976 o “Primeiro Congresso Gnóstico Internacional de Antropologia”, que ocorreu entre 27 de outubro e 3 de novembro.

A comunidade gnóstica mundial envidou todos os seus esforços na contratação de um jatinho particular para transportar o Mestre e sua pequena comitiva até Guadalajara. Uma grande multidão se reuniu nas instalações do aeroporto para recepcionar o Abençoado. Conseguiram que a banda municipal tocasse os acordes do hino nacional e do Hino do Avatar de Aquário. Enquanto a banda tocava, a bandeira do Movimento Gnóstico se agitava vitoriosa ao lado da bandeira do México. Terminada a recepção, todos se dirigiram para o local onde o evento seria realizado.

Para não dar chances que velhos egos renascessem, muitos dias antes de iniciar-se o evento, o Mestre realizou profundos trabalhos de meditação. Ele já sabia que teria de enfrentar uma multidão de pessoas e não podia identificar-se com louvores e saudações que porventura surgissem durante o evento.

Então, cada vez que a multidão ou alguém em particular dirigia ao Mestre louvores ou qualificativos muito elevados, automaticamente ele fechava seus olhos e, ao abri-los novamente, por vezes dizia:

“É o Ser que tudo faz, eu não faço nada, é Ele que merece todo o mérito.”

Durante o evento, o Mestre Samael entregou três novos rituais de Segunda Câmara, transmitiu ensinamentos psicológicos, ressaltou a importância de relacionar-se bem com a Divina Mãe, exortou sobre a importância da vivência da doutrina, do esforço e do sacrifício, enfatizando que sua doutrina era experimental e deveria ser colocada em prática para que viesse a ter algum valor real.

Também neste evento, o Mestre renuncia aos direitos autorais dizendo:

“Agora, meus queridos amigos, e para sempre, eu renuncio, renunciarei e vou continuar renunciando aos direitos autorais. Meu único desejo é que esses livros sejam vendidos a um preço baixo, acessível aos pobres, acessível a todos os que sofrem e choram! Que até o cidadão mais infeliz possa obter esse livro, com o pouco que tiver em seu bolso! Isso é tudo!”

Houve um dia no evento em que o Mestre recebeu um quadro, agradeceu e aproveitou a ocasião para dar um dos mais notáveis ensinamentos sobre a importância de não cultuar a personalidade.

Mais de duas mil pessoas estiveram presentes neste Congresso, que foi um marco para o Movimento Gnóstico. Todos os participantes tiveram a oportunidade de apertar as mãos do Mestre e comunicar-lhe seus desejos, esperanças e tristezas.


26 de fevereiro de 2013

0   Respostas em O Congresso de Guadalajara

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *