Jardim dos Mestres

A Reverência aos Heróis Modernos

Existiu um tempo em que Deuses e Deusas eram venerados, respeitados, cultuados, erguiam-se templos para estes seres inefáveis. As pessoas pediam proteção, pediam benção para tudo o que faziam e seguiam as orientações dos Deuses e Deusas.

Existiu um tempo em que Mestres, Gurus, Iniciados eram venerados, respeitados, cultuados, as pessoas seguiam seus ensinamentos buscavam imitá-los. Estes seres eram heróis como Pitágoras, Sócrates, Platão, Cristo, Buda, Moisés, Confúcio, Lao-Tsé e tantos outros.

Atualmente os heróis são os grandes executivos, os artistas do cinema e da televisão, os cientistas, os letrados, os doutores disso e daquilo, os chamados astros e estrelas da música moderna. E estes heróis modernos, estas personalidades, alguns drogados, homossexuais, ladrões, são cultuados, respeitados, venerados pelas pessoas.

São as mesmas pessoas que ridicularizam o culto, o respeito e a veneração aos Deuses e Deusas, aos Mestres e Budas, aos verdadeiros Santos e Santas, aquelas que veneram os heróis modernos, sem se darem conta de que o estão fazendo.

Um exemplo desta veneração aos heróis modernos é que hoje as pessoas buscam conhecer a vida de astros e estrelas, de executivos, de pessoas de sucesso e fama, para poderem seguir, imitar. As pessoas querem se vestir como os astros e estrelas se vestem, querem comer como eles comem, querem ir aonde eles vão, querem utilizar os produtos que eles utilizam ou dizem utilizar. Ninguém quer imitar o Cristo. Ninguém procura saber como foi a vida dos Santos e Santas, como foi a vida dos Mestres. Ninguém quer seguir estes exemplos de vida.

Atualmente, o esporte é a “religião” de muitos. Os esportistas, sejam eles jogadores ou jogadoras de futebol, vôlei, basquete, etc., são verdadeiramente adorados. Com grande frequência, as pessoas acorrem aos “templos” do esporte, os ginásios e estádios. E muitos outros assistem a estes “cultos” pela televisão. Estes “religiosos” do esporte criticam as pessoas que seguem uma religião, pois acham que elas são tolas, que acreditam em bobagens.

Quando alguém tem algum problema, alguma dificuldade, quando está sofrendo, busca literatura dos letrados, dos cientistas com seus dogmas, dos doutores disso e daquilo. Estes são os gurus, os mestres da modernidade. Ninguém busca a sabedoria das sagradas escrituras, sejam elas cristãs ou budistas. Ninguém busca os ensinamentos deixados pelos Mestres, Budas, Santos e Santas que por aqui passaram e que são os verdadeiros instrutores da humanidade.

A mais de dois mil anos o budismo estuda a mente e ensina técnicas para domínio e purificação da mente. Mestres, Budas, Santos e Santas, sempre mostraram ser grandes conhecedores da mente humana. Mas ninguém procura o que realmente pode ajudar. Quando as pessoas querem conhecer ou resolver alguma questão da mente buscam os letrados, dos cientistas, dos doutores disso e daquilo, os pseudo-espiritualistas, teóricos e especuladores que nada sabem da mente.

E assim se vive, de forma mecânica, alienada, completamente inconsciente, com suas dores e sofrimentos como se não se tivesse alma e espírito, pois evidentemente nada sabem de alma ou de espírito os grandes executivos, ou os artistas do cinema e da televisão, ou os cientistas, os letrados, os doutores disso e daquilo, ou os chamados astros e estrelas da música moderna.

Somente o ensinamento deixado por estes mensageiros de Deuses e Deusas, por estes Mestres, Budas, Santos e Santas, é que pode nos salvar, nos libertar, nos dar o caminho para o fim de nossas dores e sofrimentos.

Equipe Jardim dos Mestres


21 de maio de 2013

0   Respostas em A Reverência aos Heróis Modernos

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *