Jardim dos Mestres

Bodhichitta

Bodhichitta é o desejo ardente, o anelo profundo de alcançar a purificação e a Iluminação para benefício de todos, é a promessa de nunca abandonar o objetivo até que ele seja alcançado. Bodhichitta nasce durante o período inicial de provações, como uma aspiração de alcançar a Iluminação para benefícios dos outros.

Bodhichitta é a porta do caminho, é o despertar do coração, é o despertar do amor-bondade, do amor-comportamento, da compaixão. Bodhichitta é a chama que arde no coração. Bodhichitta é um dom precioso, é um tesouro aspirado por todos. O intenso desejo de libertação e a devoção destroem os desejos mundanos. Quem possuir bodhichitta alcançará a iluminação.

Bodhichitta é a decisão de trabalhar intensamente sobre si mesmo para superar as próprias limitações, para eliminar os próprios defeitos, a fim de tornar-se capaz de auxiliar os demais, pois não poderemos servir, beneficiar, ajudar os outros enquanto formos impacientes, irritadiços, preguiçosos, carentes, medrosos, luxuriosos, tímidos, vacilantes.

Bodhichitta se transforma de simples aspiração em ação concreta e dirigida a fim de alcançar a meta. Com a purificação de nossos corações e mentes bodhichitta se desenvolve.

O nascimento e desenvolvimento de bodhichitta estão relacionados com a prática de virtudes como equanimidade, bondade, compaixão, altruísmo. O nascimento e desenvolvimento de bodhichitta estão relacionados com o sacrifício pela humanidade, com o servir. Através da acumulação de méritos bodhichitta é gerada e desenvolvida.

Não temos a Alma completamente encarnada em nós, temos apenas o Buddhata, que é uma pequena fração da Alma. Esta fração é o material psíquico com o qual podemos gerar o embrião áureo, que é bodhichitta. As virtudes vão se cristalizando em nós conforme bodhichitta se desenvolve. Bodhichitta está completamente desenvolvido quando chegamos a Iluminação, quando a Alma se cristaliza em nós, encarna completamente. Portanto, uma coisa é a pessoa comum, outra coisa é a pessoa na qual bodhichitta nasceu e outra, muito diferente, é a pessoa na qual bodhichitta está plenamente desenvolvido.

Nossas práticas devem ser realizadas com o objetivo de gerar, sustentar e desenvolver bodhichitta. Sempre devemos refletir sobre nossas motivações. Dirigir nossos esforços para gerar, sustentar e desenvolver bodhichitta é uma ação sábia.


0   Respostas em Bodhichitta

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *