Jardim dos Mestres

Como Desenvolver Criatividade e Inspiração

As visualizações auxiliam tanto as meditações de tranquilidade quanto as analíticas e, ao mesmo tempo, nas visualizações utilizamos tanto meditações de tranquilidade quanto analíticas.

Nas meditações de sabedoria a imaginação é necessária para rever cenas, para nos colocarmos em situações pelas quais ainda não passamos, para nos colocarmos no lugar dos outros, para olharmos as situações por outros pontos de vista.

Nas meditações de tranquilidade a imaginação pode ser utilizada para visualizarmos o objeto de suporte, que pode ser uma imagem inspiradora.

É com o sábio uso do pensamento dirigido e analítico que construímos as imagens.

É com a tranquilidade e o controle da mente que mantemos as imagens.

As visualizações são muito utilizadas em práticas devocionais. Porém, ter fé é mais importante do conseguir imaginar uma figura clara e detalhada. A questão está mais em gerar estados do que em ter visões.

A mente tem a tendência de complicar. Precisamos aprender a ser simples. Expectativas e fantasias são grandes obstáculos.

A imaginação dirigida é uma maravilhosa ferramenta. Entretanto, a imaginação mecânica não traz benefício algum, muito pelo contrário. A imaginação mecânica é a fantasia.

Visualize uma imagem que lhe seja inspiradora e cada vez que a mente divagar traga-a suavemente de volta à imagem, ao objeto de suporte. No início as imagens não são claras, nem firmes e nem detalhas. Com a prática constante a qualidade das imagens, a clareza e os detalhes gradualmente melhoram.

Observar imagens, figuras antes de iniciar as práticas é de grande ajuda. Podemos observar uma imagem durante alguns minutos e depois fechar os olhos e continuar a visualizá-la. Se a imagem se desvanecer podemos abrir os olhos e tornar a observar a imagem durante alguns minutos e depois voltar fechar os olhos.

O belo evoca nossas melhores emoções. Assistir a um pôr do sol ou contemplar uma bela paisagem é algo extasiante. A visualização de imagens pode ser utilizada para inspirar sentimentos e emoções elevadas, para inspirar tranquilidade, serenidade, paz, felicidade, devoção, amor, bondade.

As visualizações auxiliam no desenvolvimento de concentração, devoção, inspiração, imaginação, criatividade e também auxiliam no desenvolvimento das capacidades oníricas.

A visualização das cores azul, amarela ou branca é recomendada para pessoas que têm a ira como traço marcante, pois estas cores geram para tais pessoas estados de tranquilidade.

A visualização de cenas ou objetos repulsivos, como por exemplo um cadáver em decomposição, é recomendada para pessoas que têm a cobiça e a luxúria como traços marcantes, pois ajudam a desenvolver desapego em relação ao corpo e a forma.

A visualização dos aspectos repulsivos da comida, como a comida mastigada ou o vômito, é recomendada para pessoas que tem a gula como traço marcante.

A visualização de imagens, como as de Buda, Cristo, Maria, Durga, Tara, Avalokiteshvara, é recomendada para pessoas que tem a devoção como traço marcante.


0   Respostas em Como Desenvolver Criatividade e Inspiração

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *