Jardim dos Mestres

Preparação para Meditação

A meditação precisa ser algo agradável. Escolha um local que traga bem estar, que seja limpo, organizado, quieto, seguro. É bom que o local tenha uma iluminação leve, pois o excesso de luz pode causar agitação e a ausência de luz pode causar sono. Também é bom que não seja um local onde se dorme ou come, pois isso pode induzir ao sono ou ao desejo de comer.

Decore o local com imagens inspiradoras[1], imagens de deuses, de deusas, de representações da Divina Mãe, do Cristo, do Buda, dos santos e santas. Utilize incensos ou aromatizantes de ambiente, sempre com suaves fragrâncias. Apesar de não serem essenciais, estes aspectos ajudam a devoção, a tranquilidade.

Escolha um horário e procure não alterá-lo. Assim, quando chegar a hora, a mente ficará predisposta. O início e o final do dia são momentos sempre indicados.

É bom estar descansado para não dormir. Se for realizar suas práticas no final do dia, um breve cochilo durante a tarde ou antes da prática pode ajudar. Porém, de modo geral, dormir demais pode nos deixar apáticos e propensos à letargia.

Não devemos estar nem com o estômago cheio e nem com fome, o equilíbrio é sempre o aconselhado.

Exercícios leves como uma caminhada, yoga, tai chi, podem proporcionar o relaxamento físico necessário para meditação.

Se possível, tome um banho. Isso relaxa e desperta. Para meditar, o corpo deve estar livre de tensões e pressões. Vista uma roupa limpa, leve e confortável, adequada à estação.

Respire suave e profundamente algumas vezes. Inspire e solte o ar, relaxando mais a cada expiração. Saúde seu Pai Interno, sua Mãe Divina, seu Mestre, ore para que seja auxiliado na prática. Reflita sobre os objetivos de realizar esta prática, pois ter uma ideia clara sobre nossa motivação fortalece a intenção, a vontade, a determinação.

Ao final das práticas, não se levante bruscamente, mantenha a tranquilidade, faça movimentos suaves.


[1] Não é aconselhável misturar as linhas destas imagens, como por exemplo, motivos hindus com cristãos.


0   Respostas em Preparação para Meditação

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *