As primeiras referências às castas ele estão nos Vedas. Em um dos hinos do RigVeda é contado o sacrifício do Deus Purusha. Este hino é um mito da criação, que conta que as partes deste Deus deram origem a tudo que existe, inclusive as castas.
Assim, da cabeça surge a casta mais elevada, a dos Brâmanes, que compreende os sacerdotes, filósofos e professores; dos braços surge a casta dos Kshatriya, que é formada pelos militares e governantes; das pernas surge a casta dos Vaishya, composta pelos comerciantes, artesãos, donos de terra e agricultores; dos pés surge a casta dos Shudra, que é formada pelos operários e trabalhadores braçais.
A casta é hereditária e esta hereditariedade está ligada ao karma, as tendências, aos méritos e a questão de que as almas estão em diferentes estágios em seus processos.
Cada casta tem seu dharma e todos devem fidelidade a casta e ao dharma. O sistema é rígido, a ascensão é difícil e complicada. As posições mais elevadas em termos de prestígio social são ocupadas pelos membros das castas mais elevadas.
A casta de uma pessoa é normalmente identificada pelo sobrenome. Contudo, outros critérios também são utilizados como a região, a forma de vestir, os dialetos e os hábitos alimentares.
No início existia igualdade e respeito, porém, com o tempo, o sistema se degenerou muito. Atualmente existem muitas castas e subcastas. Nas castas inferiores existe muito comodismo e fatalismo. As pessoas das castas inferiores são injustiçadas e sofrem demais. Isso tem levado algumas a mudar de religião e assim fugir do sistema de castas.
Muitas destas pessoas que mudaram de religião procuram o budismo. O Senhor Buddha era contra a hereditariedade do poder brâmane, pois já em sua época o sistema estava degenerado.
Apesar de parecer injusto para nós ocidentais, não é esta a visão de boa parte dos hindus. Muitos acreditam que o sistema traz estabilidade social.
Todas as sociedades possuem seus sistemas de divisão, ainda que seja informal. Nas estruturas ocidentais de modo geral, parece existir uma liberdade ilusória de ascensão.
0 Respostas em A Origem Mítica das Castas