Jardim dos Mestres

A Origem Mítica das Castas

As primeiras referências às castas ele estão nos Vedas. Em um dos hinos do RigVeda é contado o sacrifício do Deus Purusha. Este hino é um mito da criação, que conta que as partes deste Deus deram origem a tudo que existe, inclusive as castas.

Assim, da cabeça surge a casta mais elevada, a dos Brâmanes, que compreende os sacerdotes, filósofos e professores; dos braços surge a casta dos Kshatriya, que é formada pelos militares e governantes; das pernas surge a casta dos Vaishya, composta pelos comerciantes, artesãos, donos de terra e agricultores; dos pés surge a casta dos Shudra, que é formada pelos operários e trabalhadores braçais.

A casta é hereditária e esta hereditariedade está ligada ao karma, as tendências, aos méritos e a questão de que as almas estão em diferentes estágios em seus processos.

Cada casta tem seu dharma e todos devem fidelidade a casta e ao dharma. O sistema é rígido, a ascensão é difícil e complicada. As posições mais elevadas em termos de prestígio social são ocupadas pelos membros das castas mais elevadas.

A casta de uma pessoa é normalmente identificada pelo sobrenome. Contudo, outros critérios também são utilizados como a região, a forma de vestir, os dialetos e os hábitos alimentares.

No início existia igualdade e respeito, porém, com o tempo, o sistema se degenerou muito. Atualmente existem muitas castas e subcastas. Nas castas inferiores existe muito comodismo e fatalismo. As pessoas das castas inferiores são injustiçadas e sofrem demais. Isso tem levado algumas a mudar de religião e assim fugir do sistema de castas.

Muitas destas pessoas que mudaram de religião procuram o budismo. O Senhor Buddha era contra a hereditariedade do poder brâmane, pois já em sua época o sistema estava degenerado.

Apesar de parecer injusto para nós ocidentais, não é esta a visão de boa parte dos hindus. Muitos acreditam que o sistema traz estabilidade social.

Todas as sociedades possuem seus sistemas de divisão, ainda que seja informal. Nas estruturas ocidentais de modo geral, parece existir uma liberdade ilusória de ascensão.


24 de julho de 2012

0   Respostas em A Origem Mítica das Castas

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *