Jardim dos Mestres

Gnose Prática

Aqui não diremos nenhuma novidade, não daremos qualquer chave que até então não tenha sido dada. A questão não está tanto no que será dito, mas sim em como cada um vai receber o que será dito.

Por isso, abramos nossos corações e mentes ao que será exposto. Então as palavras aqui ditas soarão como novas, pois nossa postura será nova, diferente, e algo poderá ocorrer. A transformação tem que começar agora com uma atitude diferente diante do que irão ler.

Falaremos aqui sobre a prática da gnose, sobre o morrer em si mesmo, sem, contudo, nos aprofundarmos em reflexões ou trazermos novos temas para reflexão. O que falta não é isso. O que falta é o trabalho de cada um, o que falta é cada um realizar dentro de si a doutrina. A informação, por si só, não pode nos transformar. Entender não é compreender, para se compreender algo é preciso prática, auto-observação, reflexão, meditação.

Aqui indicaremos como colocarmos em prática alguns aspectos da doutrina e falaremos sobre os dramas e angústias da vida espiritual de cada um de nós.

É importante que cada um pare, reflita sobre todas as questões ora abordadas, anote o resultado de suas reflexões e sempre volte a elas para aprofundá-las.

Todos nós buscamos uma religião, uma filosofia que nos ajude. Desta forma, de nada adianta pensarmos que já lemos isso ou aquilo, que já sabemos isso ou aquilo. Precisamos estar abertos.

A prática da gnose inclui o estudo constante, pois assim sempre nos lembramos da doutrina e aprofundamos nosso entendimento. Se não estudarmos, iremos perdendo aos poucos o contato com a doutrina, o que acabará levando ao desinteresse.

É ensinado que devemos conhecer a técnica, praticar a técnica, dominar a técnica, que depois deverá ser esquecida.

A informação é necessária, é o primeiro passo, mas não é tudo. Se informação fosse tudo, as faculdades de Psicologia seriam usinas de iluminados, porém não o são. A mera informação leva à banalização da sabedoria.

Ler apenas o cardápio de um restaurante não matará a nossa fome. Ler apenas uma receita médica não irá nos curar. A informação precisa ser vivenciada, precisa ser experimentada de forma direta. Só assim se transformará em compreensão e sabedoria.

O melhor que podemos fazer aqui é inspirar e incentivar a reflexão.


10 de novembro de 2012

0   Respostas em Gnose Prática

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *