Jardim dos Mestres

A Importância dos Votos – Parte I

Votos são promessas, negociações, compromissos, juramentos. Um voto é uma escolha, uma decisão que envolve várias renúncias. O voto é voluntário, não é uma obrigação, por isso os votos nos fortalecem, libertam.

Os compromissos que assumimos, os votos que fazemos, devem ser honrados. Contudo, atualmente a palavra honra perdeu seu valor, ninguém mais preocupa-se em ser honrado.

Falamos, prometemos e juramos coisas para no momento seguinte voltarmos atrás, quando não mais tivermos interesse, quando nossa curiosidade já estiver saciada. Nossa palavra já não tem valor, por isso precisamos de tantos contratos, papéis, documentos. Não somos confiáveis. Não temos responsabilidade, não nos importamos com o que vamos causar ao não honrarmos nossos compromissos, nossas palavras.

Atualmente as pessoas já se casam pensando que se não der certo podem se separar, desta forma nunca há um compromisso sério, uma entrega, uma abertura no relacionamento. Banalizamos o valor das promessas, dos compromissos, dos juramentos. De repente, qualquer pequena coisa, uma palavra, uma situação qualquer, um desejo, um prazer, passa a ser mais importante do que honrar os compromissos assumidos. Facilmente traímos, abandonamos, nossos votos, falta-nos fidelidade, firmeza. Não queremos nem ver desta forma para podermos continuar a justificar o não cumprimento dos compromissos assumidos.

Muitas vezes não assumimos nossos compromissos por acharmos que não é necessário. Porém, isso é um autoengano, é só mais uma justificativa, pois na verdade queremos manter a possibilidade de voltarmos a fazer as mesmas coisas, queremos deixar a porta aberta, no fundo queremos continuar como somos, como estamos, não queremos abrir mão de nossos prazeres, confortos, hábitos.

Existem os grandes votos, mas também existem os pequenos votos. Sempre que compreendemos algo, sempre que observamos um defeito psicológico, um comportamento incorreto, podemos e devemos fazer um voto a nossa Bendita Mãe Divina. Esse voto é a decisão de nos esforçarmos em não manifestar o defeito, de nos esforçarmos em expressar as virtudes que percebemos estarem faltando nestas situações. Esses votos são as pequenas decisões de não mais errar. Esses são os votos de sermos mais pacientes com algumas pessoas, de sermos mais firmes em determinadas situações, de não falharmos nas práticas, de prestarmos mais atenção em certos momentos, de sermos gratos pelo que recebemos.

Quando existe a decisão e o voto sincero, as dificuldades possuem menos importância. Mas enquanto não existe decisão, enquanto existem dúvidas, qualquer coisa se torna grande, importante, nos magoa, enfraquece, revolta.

São os votos que nos salvam, que nos protegem, que evitam que cometamos erros. A lembrança dos votos nos faz seguir em frente. Manter um voto é um exercício de vontade. Portanto, é importante lembrarmos e renovarmos sempre os nossos votos, é importante sempre renovar o entusiasmo de nossas decisões, de nossas escolhas.

Equipe Jardim dos Mestres


27 de novembro de 2012

0   Respostas em A Importância dos Votos - Parte I

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *