Jardim dos Mestres

A Ética do Ramayana

Ética é a filosofia da regras morais. A ética do Ramayana está ligada ao culto aos Deuses e heróis, a eterna batalha entre o bem e o mal.

O Ramayana narra a história de Rama e exalta a beleza das qualidades que ele representa. Rama é assim descrito por um Rishi: “Ele é virtuoso, bravo, gentil e sábio. Ele é um grande herói. Ele ama imensamente a todos que estão sujeitos a ele. Ele é protetor do Dharma. Ele é firme e rápido. Ele é justo e flexível. Ele é bem versado nos Vedas e na ciência das armas… Ele é um filho obediente, um irmão gentil, marido afetuoso, um amigo fiel, um rei ideal, um inimigo misericordioso e ama a todos os seres vivos. Todas as pessoas o adoram.”

O Ramayana era ensinado a fim de desenvolver nas pessoas a aspiração por ideais nobres. Era ensinado a todas as crianças hindus. Nele encontramos o ensino moral e os ideais hindus de caráter.

A ética do Ramayana é o dharma, é o fazer o que deve ser feito, custe o que custar, é o cumprir a palavra, custe o que custar.

O Ramayana fala da riqueza do ascetismo, do autocontrole, do autodomínio, sua ética está ligada a retidão absoluta, a reverência, a admiração, a fidelidade, a obediência, ao amor, a amizade, ao serviço, a entrega. É uma história profundamente inspiradora e deveria ser o ideal de todo e qualquer sincero caminhante da senda.


21 de junho de 2012

0   Respostas em A Ética do Ramayana

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *